MOVIMENTO, EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO MOTORA

Público-alvo: Todos os profissionais da educação, estudantes de Pedagogia e Curso de formação de professores.
Inúmeros são os desafios que o professor do ensino fundamental enfrenta no seu dia-a-dia. O processo de escolarização, nos mais diversos níveis, ocorre no contexto das diferenças individuais. Buscar um desenvolvimento ótimo de cada uma das crianças em um grupo, grande ou pequeno, é uma tarefa que demanda um bom domínio de procedimentos de ensino-aprendizagem, a fim de atenderem crianças de uma mesma faixa etária, mas muito diferentes entre si no que diz respeito ao seu crescimento físico e ao desenvolvimento de suas habilidades de comunicação e expressão, cognitivas, sociais e motoras.
Em muitas escolas encontramos vários alunos com problemas de atenção, coordenação motora, esquema corporal e agressão. Neste curso levantaremos questões relativas ao desenvolvimento motor da criança, seus movimentos, equilíbrio e coordenação motora, buscando procedimentos de ensino que garantam uma melhoria no desempenho dos alunos. também será focalizada a aquisição de coordenação motora fina e ampla no contexto do Ensino Fundamental.
Inicialmente é apresentado um breve histórico e uma revisão da literatura sobre o desenvolvimento motor e sua relação com as demais facetas do desenvolvimento humano. Porém. o foco será o desenvolvimento que ocorre dos zero aos seis anos e dos sete aos onze anos: período dos mais importantes para a aquisição da leitura e escrita e que corresponde aos primeiros anos de escolarização. Os anos iniciais na escola terão implicações marcantes nos anos subseqüentes de vida do ser humano. Atenção especial será dada à questão dos déficits na coordenação motora.
O curso MOVIMENTO, EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO MOTORA tem como finalidade analisar a questão do movimento e as ações de desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora como essenciais para o bom andamento do processo de aprendizagem.
Programa:
O corpo e o desenvolvimento motor.
O trabalho da psicomotricidade.
O movimento.
Equilíbrio e coordenação motora.
Avaliação do desenvolvimento motor da criança.
Objetivos:
Propor princípios na organização de condições específicas para o aprendizado de habilidades motoras grossas e finas.
Identificar formas de intervenção no processo de escolarização que atenda as diferenças individuais de comportamento motor;
Identificar os componentes motores que afetam o processo de alfabetização.
Desenvolver procedimentos para avaliação, acompanhamento e orientação docente referente ao desenvolvimento motor de crianças de educação infantil e ensino fundamental.
Ao matricular-se o aluno cria uma senha para entrar na plataforma de ensino e começar a estudar. Em cada curso há instruções sobre como estudar a distância (online) e os canais para tirar dúvidas. Ao final, o aluno recebe seu certificado de 40h online (via e-mail) e também impresso, via correio, sem custo adicional.


Banco Itaú - 341
Conta Corrente: 24707-7
Agência: 5665
Nome: IDCP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação profissional
CNPJ: 09.303.302/0001-03
**Após efetuar o pagamento você deve comunicar-nos pelo e-mail : cursos@idcp.online
