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O que todo professor de Educação Infantil deve aplicar em sua prática diária.

 

 

 

 

Em relação ao trabalho com crianças pequenas, há conhecimentos, previstos na Lei 12.796 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da #Educação Básica (Lei 9.394 de 1996), que são muito importantes e que devem ser considerados por todo professor de Educação Infantil.

De acordo com esse documento, os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais devem ser observados pelo professor para a promoção do desenvolvimento integral dos alunos com até cinco anos, que fazem parte da primeira etapa da educação básica.

Entretanto, para se responsabilizarem por uma fase tão importante, os profissionais ligados a essas crianças necessitam, além de formação adequada, uma prática de estudos constantes para que possam se manter atualizados e a par de novas técnicas e estratégias em relação a educação dos pequenos.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil preveem o oferecimento de atendimento a crianças nessa faixa etária nas creches e pré-escolas. Estas deverão promover atividades que integrem os aspectos de cuidado (alimentação, banho, lazer, descanso) com os aspectos educacionais, através de práticas pedagógicas desenvolvidas por profissionais competentes e devidamente habilitados para exercer a função. Essa habilitação profissional requer uma formação superior em Pedagogia, através de curso de graduação plena, ou formação em nível médio na modalidade Magistério ou Curso Normal. Além dessa formação, o professor que atua com crianças da Educação Infantil deve sempre participar de cursos e eventos educacionais, ou mesmo realizar  leituras regulares sobre assuntos ligados a sua prática diária.

Dos muitos conhecimentos que o professor de educação infantil deve ter, alguns são bastante relevantes e devem ser considerados como importantes, pois refletem uma determinada compreensão de mundo e do desenvolvimento infantil que se tornam importantes para a qualidade do trabalho pedagógico.

Para que o professor consiga, através de seu trabalho diário, promover a formação de crianças autônomas, criativas e envolvidas em seu contexto sócio cultural, todo professor precisa:

- Considerar a criança como um sujeito que vive num contexto histórico-cultural e que tem condições de participar ativamente do seu processo educativo. Ou seja, a criança deve ser ouvida e suas contribuições, dentro de suas possibilidades, devem contribuir com o seu próprio desenvolvimento;

- Basear suas práticas pedagógicas no lúdico e nas interações entre as crianças, os dois eixos norteadores desta fase da vida. Ou seja, o professor deve oportunizar aos seus alunos brincadeiras e momentos de interação entre as próprias crianças e entre as mesmas com os adultos de forma que estas organizem seus conhecimentos, aprendendo a se comportar socialmente e a viver com autonomia.

- Diversificar as possibilidades de atividades a serem oferecidas, já que os alunos aprendem por meio de diferentes linguagens. Agindo dessa forma, o professor estará ampliando suas possibilidades de atuação e qualificando a aprendizagem.

- Estabelecer laços afetivos com seus alunos de modo a fortalecer a autoestima e a ajudar os pequenos a lidar com suas próprias emoções. Ao se sentir querido e valorizado a criança conseguirá construir laços afetivos mais sólidos, o que facilitará a sua capacidade de amar ao próximo.

- Promover atividades de experimentação, pois é por meio delas que a aprendizagem efetivamente acontece. Experimentando e vivenciando situações reais, as crianças compreendem melhor o mundo e aprendem a buscar respostas para suas dúvidas e a elaborar hipóteses.

- Oportunizar a participação das crianças e dar liberdade para que possam se expressar livremente, sem ser permissivo, mas estabelecendo limites claros e bem definidos durante seu processo de crescimento.

Agindo dessa forma o professor contribuirá com o pleno desenvolvimento das crianças, fortalecendo a construção coletiva e a promoção da aprendizagem.

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